Bianchini em outros carnavais

Prazos, simulacros e revisão: Micareta é o novo EP dos Gambitos

por Humberto Montenegro

O lance todo de “carnaval fora de época” envolve duas questões fundamentais. Uma delas é o problema todo do simulacro e pastiche. Carnaval é carnaval e as micaretas chamadas de carnaval fora de época… bom, não são carnaval. O que deriva da outra questão: a noção toda de que existe uma época correta pra carnaval. Pra esse estado de espírito que tanto amamos, que é pilar da nossa cultura.

Na verdade, nada disso foi levado em consideração para compilar esse EP de faixas d’Os Gambitos ligados ao Carnaval. A verdade é que a última faixa, “Nuvem”, que deveria ser o “lado B” do single de “Hercílio Luz”, só ficou pronta em Agosto e não faria muito sentido nem segurar o HIT até agora, nem lançar essa música sozinha, nem em Setembro ou Fevereiro.

E aí fizemos assim: abre com “Hercílio Luz”, lançada no início de 2023, mas só na página do midsummer madness e no Bandcamp, além de clipe no Youtube. Depois vêm as duas antigas: “Praça”, de 2020, e “Carnaval de Novo”, de 2021. E aí vem a música nova nova mesmo, “Nuvem”. Durante o planejamento do projeto, também foi cogitada a inclusão de “É Proibido Ser Feliz em Santa Catarina”, de 2019, mas ficou de fora após inflamadas discussões entre os executivos do selo e os advogados da banda.

No final das contas, funciona melhor assim, admite o vocalista Fabio Bianchini: “Nuvem tem umas pretensões meio prog lo-fi e umas autorreferências que funcionam melhor se o pessoal tiver acabado de ouvir as outras. Ou se já conhecesse bem as antigas”. Micareta (o EP) acaba sendo um encerramento de ciclo, basicamente porque, pelo menos momentaneamente, acabou a pilha de ideias pra músicas carnavalescas e assemelhadas.

A ver.

©midsummer madness 1997-2024