random songs

\ZINE\

Registro único da Superoutro é relançado

foto_superoutro16x9web

“Autópsia de um Sonho” foi lançado em 2004 pelo quinteto de Recife, PE, Superoutro. Com 10 faixas, produção de Zé Guilherme Lima (Supersoniques e Bonsucesso Samba Clube) e Berna Vieira (Eddie e Bonsucesso Samba Clube), o álbum sai em CDr numa época em que lançamentos digitais estavam restritos a MySpace e Tramavirtual. Depois de 17 anos, o único registro da Superoutro está sendo relançado em formato digital, para streaming, numa parceria entre a banda, Hominis Canidae e midsummer madness.

De Clube da Esquina, Chico Buarque e Caetano Veloso a Beach Boys, Radiohead, Sonic Youth e Wilco, “Autópsia de um Sonho” impressiona em todos os seus 45 minutos. Do início rascante d’ “O Lago”, com guitarras que misturam Sonic Youth e Gang of Four, letras em Português cantadas com o sofrimento dramático do Los Hermanos Venturiano em “A Última Vez”, a contemplações à la Radiohead como em “O Castelo” e “Como Gritar”, essa, uma reencarnação da psicodelia nordestina mesclada a vocais Syd-Barretnianos.

“Autópsia de um Sonho” reforçava as declarações da banda na época do lançamento,  enfatizando que não havia nada de Mangue Beat na Superouto. “Fora de Pernambuco todos esperassem que, naquela época, tudo que saísse do Estado tivesse alguma relação com a música regional Pernambucana, e avisávamos logo que não era a nossa praia”, diz o baixista Rafael Guerra. “Os jornais gostavam de ressaltar isso, fazer essa diferenciação. Talvez fosse uma necessidade de criar factoides para ter espaço na mídia.” E complementa: “Se fosse hoje, preferiria dizer que somos filhos do Mangue Bit. Acho que nós todos quisemos ter banda por conta de Chico Science, Fred 04 e toda a movimentação cultural do Recife na década de 90″.

O CD foi lançado em Maio de 2004 numa tiragem de 1000 CDs. “Na verdade CDR, relembra Guerra, “Recife nunca teve uma fábrica de CDs. Teve uma das maiores fábricas de vinil do Brasil, a Rozemblit, mas de CD, nunca. O nosso orçamento não dava para prensar o disco em outro Estado. Então ‘pirateamos’ nosso próprio disco.

A banda fez shows entre 2002 e 2006 mas depois diminuiram a intensidade para focar na gravação de um inacabado 2º disco. Agora com o único registro relançado, Bernardo Braga, guitarrsita, comenta “Acho que seria no mínimo incoerente não disponibilizar os registros de uma época tão importante para as nossas vidas. E talvez usar o relançamento como pretexto para marcar uns ensaios e gravar as músicas que ficaram sem registro”.

A gente espera ansiosamente. Enquanto isso, veja o incrível clipe para “O Lago” e  ouça “Autópsia de um Sonho” na íntegra na:
página da banda
Bandcamp
Spotify
Apple Music
Deezer

 

Postado 28/02/2021 às 18:02