Iorigun nasceu em Feira de Santana (BA) das ideias de Iuri Moldes (voz / guitarras) e Moysés Martins (baixo / voz). Aliaram-se a eles Leonel Oliveira (bateria) e Fred Lima (guitarra / vocal) para gravação do primeiro EP “Empty Houses // Filled Cities” que saiu no 2º semestre de 2017 de maneira independente.
As músicas lançadas mixam batidas rápidas e riffs soturnos de guitarra com influências diretas do pós-punk dos anos 80, revistos por meninos muito novos para terem vivido a época. Mas os anos 2000 e 2010 trouxeram Interpol, Iceage, Yuck, A Place to Bury Strangers e os ecos chegaram à segunda maior cidade da Bahia, um recanto pouco comum para este tipo de som.
Em seus primeiros anos, a banda resolveu percorrer os poucos espaços musicais da região, apostando na performance ao vivo como principal instrumento de interação com o público.
A partir de agosto de 2018, a banda virou parceira do midsummer madness e o primeiro EP passou a ser distribuído pelos canais do selo.
O segundo EP “Skin” foi lançado em novembro de 2018 e o primeiro single lançado é da música “Fight to Forget” com lado B “Wild Dive”. “Skin” traz seis faixas e foi produzido pela própria banda.
O que vem sendo falado:
“… a canção introspectiva, gelada e com guitarras suaves irá agradar a fãs de Beach Fossils, Yuck, FOALS e até mesmo Placebo”.
Hits Perdidos – link
“IORIGUN is a Brazilian post-punk quartet inspired by the likes of The Cure, Foals and Diiv. The band’s self-produced, four-track debut EP — Empty . Houses / / Filled . Cities — was released in November. Our Song of the Day, “Crash Into The Sun,” is ‘Empty . Houses / / Filled . Cities’ opening tack.“
Something Good Music – link
“Iorigun impressiona nessa faixa pela construção do instrumental, que vai ganhando camadas, aumentando a intensidade do anseio pela liberdade, pela entrega ao que a cidade tem a oferecer para saciar a fome de viver que conduz o trabalho.”
Timbre – link
“Brazilian outfit channel the frantic-pace of Foals on this energetic indie-rock gem.”
Mystic Sons – link
©midsummer madness 1997-2024