(foto por Vitor Cohen)

Quase três anos depois de “Clouds”,  a Echo Upstairs lança novas músicas. Mas é como se fosse 2018, quando Ana Zumpano (guitarra, voz, produção), Gilbert Spaceh (guitarra), Bigu Medine (baixo) e Mauro Terra (bateria) começaram a ensaiar e compor. (Leia mais sobre a história desse encontro aqui).

Depois de dois singles em 2020, no meio da pandemia, as gravações oficiais pararam. Mesmo ativos gravando lives e participando de festivais online durante a pandemia de Covid-19, nenhuma música foi gravada.

Quando as coisas começaram a se normalizar, mudanças aconteceram: Mauro parou de tocar em todas as suas bandas, Bigu Medine entrou em turnês internacionais com a Oruã. Devagar, Ana retomou a produção de músicas que haviam sido pensadas para um EP de estreia em 2018, 2019. “Tínhamos começado a gravar com a Gabi Lima antes da pandemia, então as bases estavam encaminhadas, faltava gravar e produzir todo o restante.

Foi nesse momento que surgiu Beeau Gomes,  parceiro da Ana nas bandas Retrato e Antiprisma, ele se propôs a ajudar a finalizar a gravação. Em 2022, aproveitando uma passagem do Bigu pelo Brasil, a banda se reuniu em estúdio e finalizou as 4 músicas.

“Il Mondo” traz composições do começo da banda. “Estas músicas nasceram quando a gente começou a se encontrar. Eu morava na Vila Mariana (São Paulo) e tinha uma luthieria em casa. A gente passava domingos intermináveis tocando…quando retomei o processo de produção, fui buscar nos primórdios da banda e achei vários rascunhos, inclusive da primeira gravação de “in/out”. Era um domingo chuvoso, ficamos tocando essa música sem parar por mais de 1h com a chuva de noise no fundo…era tudo tão cru que fiquei até emocionada ao revisitar isso”.

Com a participação nos vocais de Amanda Butler (da Sky Down) e João Lucas Ribeiro em “Il Mondo” e “Beloved” o EP fecha um ciclo. ‘All the stars’ foi a primeira música que a Echo Upstairs escreveu e uma das que eles mais tocavam em ensaios e nos poucos shows que fizeram. “Essas músicas são bem a raiz da banda mesmo”, conclui Ana. Não é à toa que o título do EP é ‘Il Mondo’: “A Ana gosta de tirar uma carta de tarot antes de começar a gravar e várias vezes essa carta, Il Mondo apareceu. Significa realização, novos começos.”

As 4 músicas de “Il Mondo” serão lançadas inicialmente no formato digital, se possível todas com videoclipes. “in/out”, o 1º single saiu dia 07/07  neste formato, usando imagens de um reencontro. “A primeira viagem foi para a Praia do Capricórnio (litoral de SP) quando ainda estava rolando a pandemia mas já era permitido se encontrar sem aglomerações. Gravamos uma live para a Casa de Cultura do Butantã e a viagem foi muito inspiradora; a praia foi um abraço em cada um de nós. Acordávamos às 4 da manhã pra ver o sol nascer e fizemos esses takes sem saber muito bem o que viria a ser…

O EP “il mondo” saiu hoje (21/07) no mmrecords e no Bandcamp com este outro clipe:

Ouça “Il Mondo” na página da banda no mmrecords

Ouça, baixe e compre “Il Mondo” no Bandcamp
Também no Bandcamp, um texto de Marcelo Colares sobre o EP.

Spotify
Apple Music
Deezer

©midsummer madness 1997-2024