Música para vampiros replicantes
DON é um trio formado por artistas com longa atuação no cenário independente latino-americano.
1)o argentino Jeronimo Gonzalez tocou em algumas bandas do underground de Buenos Aires, como Lo Negro e Uno x Uno, e também é produtor musical de outra dezenas de grupos argentinos e brasileiros. Na Argentina (apesar de gravado no Brasil), produziu o último disco de Olimpica, disco do Rohmanelli (Jerônimo é o policial desse vídeo). Também foi um dos engenheiros do disco do Audac com o Gordon Raphael (Strokes)
2) Cassiano Fagundes fundou bandas como Magog, Bad Folks, Cassim & Barbária, Cacique Revenge, entre outras.
3) Manolo Keller tem uma carreira elogiada no circuito de música experimental, com turnês e lançamentos em diversos países. Ele também é baterista do Cassim & Barbária.
Em DON, eles se uniram para criar um som que, de certa forma, sintetiza tudo o que fizeram nos últimos 25 anos. O projeto nasceu em Florianópolis (SC), cidade que é berço de algumas experiências estéticas do Cassim & Barbária. DON empresta dessa banda a atitude e os tons lúgubres da subtropicália. O uso de samples de mellotron, a mistura de batidas eletrônicas e orgânicas, e a concisão harmônica e melódica tornam a música do trio bem mais acessível que a de seu combo irmão.
DON é uma banda de canções fortes e soturnas. Elas são cantadas em português e inglês, com letras baseadas no Tao Te Ching, no Budismo, nas ideias de Aleister Crowley e na piscodelia de Roky Erickson e de seu 13th Floor Elevators. Inclusive uma versão eletrônica vintage de “Slip Inside This House” (13th Floor Elevators) é uma das três músicas que o DON lança neste seu EP digital de estreia.
Outra música é “Gene”, com vocais de Cassiano em português, que evocam a mágica sexual vitoriana deitadas sobre um instrumental de rock espartano-futurista. E ainda “The Empty Heart of TAO” que atualiza o som de Gary Numan e Depeche Mode, em um suingue robótico replicante. Essa música ganhou um webclipe:
h
DON se prepara para fazer alguns shows pela região Sul, com Cassim na guitarra, voz e teclados, Jeronimo no baixo, programações e voz, e Manolo Keller na bateria, voz e programações.
©midsummer madness 1997-2024