Guilherme Almeida grava suas músicas como Electric Lo-Fi Seresta desde 1998. Com 5 álbuns na discografia, o último deles uma obra-prima (“Moondial FM”, 2021), ele lança agora 9 faixas inéditas divididas em dois diferentes EPs: “Use Your Delusion Volume 1” e “Use Your Delusion Volume 2“. 

Escritas, compostas e gravadas entre 2022 e 2024, estas nove músicas foram selecionadas entre um total de 20 faixas que talvez tenham ganhado status de lados B. “Não tinha o objetivo de usá-las em um álbum mas três anos desde o último CD, talvez fosse interessante lançar algo novo“, argumenta.

A solução de dois EPs diferentes se explica porque “algumas músicas pareceram funcionar melhor numa sequência com outras. Há uma evidente afinidade estética e lírica entre as músicas que compõem o volume 1, do mesmo modo que as músicas do volume 2 soariam deslocadas no volume 1.

A assinatura sonora do ELFS talvez venha da maneira caseira e da intenções de Guilherme ao gravar. “Em algumas músicas gravo o som dos instrumentos diretamente do meu amplificador Orange. Em outras, faço o som do amplificador passar por uma Fast Track, uma placa M-Audio externa, antes de mixar. Na maioria das músicas, mesclo as duas formas de captação na mixagem, depende se quero uma sonoridade mais polida e límpida ou mais suja e lo-fi.”

A ambiência etérea das guitarras saturadas por cima de uma bateria eletrônica feita para uma pista esfumaçada “sempre a favor do formato canção, ainda que numa vestimenta underground pop” está presente nos dois volumes. As guitarras mais limpas e as músicas mais curtas do Volume 2  lembram Durutti Column e Felt. “A comparação com Durutti Column se dá desde o primeiro CD, (…) é um baita elogio. As músicas dos primeiros álbuns do Electric Lo Fi Seresta foram compostas numa época em que eu conhecia pouca coisa ou nada do Durutti Column e escutava muito Chris Montez e Flying Saucer Attack, que musicalmente me influenciaram mais“. Mas sobre Felt, Guilherme assume que “a bateria das músicas é bem percussiva e tribal, (…) um som abafado e seco. É semelhante ao que se encontra no primeiro disco do Felt, ‘Crumbling the Antiseptic Beauty'”.

Nenhuma destas 9 faixas vai estar num futuro álbum da Electric Lo Fi Seresta. A exceção é “Sleeping Days”, que já apareceu no álbum “Ao Vivo Com Vocês”  (Transfusão Noise Records, 2010). As imagens das capas foram tiradas das publicações da Pre-Raphaelite Society. “A música que abre o volume 2 é sobre William Morris, mais conhecido por ter fundado o movimento Arts & Crafts e a Liga Socialista Inglesa em 1884, mas que era bastante próximo também do romantismo pré-rafaelita“.

A Electric Lo-Fi Seresta participa com duas covers na coletânea “Not Like You”: no Volume 1 Guilherme regravou “Plurabelle” do 4-Track Valsa e no Volume 2, “Como Eu Quero” do Kid Abelha e os Abóboras Selvagens.

Ouça Use Your Delusion no mmrecords
Saiba mais sobre a coletânea de covers de 35 anos do midsummer madness aqui.
Ouça, baixe e compre no Bandcamp
Spotify
Deezer
Apple Music
Tidal
Amazon Music

©midsummer madness 1997-2024