Como foi em Barra do Garças
Barra do Garças se escreve assim mesmo. É um acrônimo para Barra do (Rio das) Garças. Fica em Mato Grosso, divisa com Goiás, na beira do Rio Araguaia, onde ele se encontra com o tal Rio das Garças.Barra, como seus habitantes a chamam, é um lugar de tendências!
O simpaticíssimo Divino, secretário municipal de cultura, nos recebeu em sua cidade e foi logo explicando. Foi em Barra do Garças que supostamente aconteceu o primeiro sequestro de avião do Mundo, em 1952. É lá também que está o primeiro Ufódromo do Brasil. Sim, lá existe no topo da Serra Azul um aeroporto de UFOs. Porque não? E ETs não são os únicos sumidos desta cidade do Vale do Araguaia: o Coronel Fawcett, um inglês maluco que no século XIX queria achar a cidade de Ouro de Atlântida e se perdeu na selva. Ele partiu de Barra do Garças! Quantos não se perdem nesta busca há anos? Barra está sempre uptodate!
Quando eu estive lá, dia 11 de março de 2007, Barra era uma cidadezinha de 55 mil habitantes, a 550 Km de Cuiabá, ou 9h de viagem de van, numa estrada terrivelmente esburacaba mas cheia de paisagens lindas, muita soja, emas (um pássaro seus urbanos malucos) e gaviões (outro pássaro,ok?).
Comemos tucunaré, brincamos no Rio da Preguiça e nos tobogãs do Parque de Águas Quentes que tem lá (veja a foto acima) e tomamos uma cervejinha na beira do Rio Araguaia. Na hora de trabalhar, fomos palestrar no teatro Municipal para uma platéia de aproximadamente 50 pessoas, entre representantes da prefeitura, da Secretaria de Cultura, de uma FM local, da CUFA (de novo) e de alguns músicos locais. Todos ouviram com atenção e fizeram perguntas pertinentes. Recebi CDs do Divino, nosso anfitrião e de uma banda de rock local que se chamava Miauc’Lat mas está procurando outro nome, ainda bem.
Mesmo sem ter a urgência de Campo Grande, a palestra em Barra foi bem melhor que a modorra de Cuiabá. A vibração de Barra é outra tendência: num chopp pós palestra, à beira do Rio, estava acontecendo uma verdadeira batalha de sons de carro, cada um mais alto q o outro. E o mais bacana de Barra: lá até as motos tem um som invocado!
Barra do Garças, como disse Divino, exporta tendências!!!