“Broken Bones” é o terceiro álbum de estúdio do quarteto Lautmusik e está sendo lançado dia 16 de Agosto de 2024, quase 10 anos depois de “Juniper” (2015). A banda hoje formada por Alessandra Lehmen (voz, synths), Murilo Biff (guitarra), Guilherme Nunes (baixo) e Pedro Rheinheimer (bateria) começou a gravar as primeiras músicas ainda em 2019 mas não imaginava que as 11 faixas só ficariam prontas em 2024. No meio dessa saga, o falecimento do ex-guitarrista Cássio Forti (2020), a pandemia, dificuldades geográficas e na reta final, uma enchente de proporções bíblicas na cidade natal da banda, Porto Alegre.

Todos os nossos discos demoraram. Gostamos de fazer as coisas com calma, com produção caprichada“, contemporiza Alessandra, “fazemos música pra agradar primeiro a nós mesmos. Não temos pressão ou ansiedade para lançar coisas. Na maior parte da existência da Laut, tivemos algumas limitações geográficas. Hoje o Nunes mora em SP e o Murilo em SC, mas todos temos muita vontade e disposição de fazer as coisas funcionarem, e, com um pouco de organização e planejamento, sempre conseguimos“.

Nunes complementa: “Porto Alegre foi acometida por todo tipo de praga bíblica, e ainda por cima, o Murilo se mudou, eu me mudei três vezes. Em 2018, o Cássio saiu da banda e isso impactou na reconfiguração, nas composições. Tudo isso leva tempo.

Formada em Porto Alegre em 2006, a Lautmusik lançou seu debut em 2011, “Lost in the Tropics”, que foi sucedido somente 4 anos depois por “Juniper” (2015, midsummer madness). “Depois de ‘Juniper’ a gente conseguiu fazer bastante show, voltamos pra São Paulo e fomos pela primeira vez pro Rio de Janeiro. Ficamos muito envoltos em ensaio, viagem, trocas de bateristas (no plural)… mas mesmo assim sempre aparecia um tema novo e aí é o que a Alessandra disse: vai compondo, vai gravando, quando vê tem um disco“, explica Nunes. Em 2019 sairam os primeiros resultados deste processo com “Little Halo” e “Singalong“, duas músicas que entraram no novo álbum.

Em 2020, com a pandemia, o processo de gravação naturalmente diminui. E dai veio o choque da perda do amigo Cássio. “Ele já estava afastado e morando no Rio de Janeiro mas continuávamos muito amigos. Ainda hoje tenho dificuldade em processar o fato de que ele não está mais neste plano. O disco é dedicado a ele“, lembra Alessandra. “Quando ele saiu da banda algumas das músicas novas estavam começando a existir. O Cássio chegou a ensaiar “Faint of Heart”, por exemplo. Quando ele saiu a gente ficou um tempo pensando se valia a pena chamar alguém pra entrar na banda ou não. Mas o próprio Cássio deu o pedal que ele mais usava pro Murilo. Depois aquela mortandade da pandemia e a gente fica sabendo que ele tinha falecido no Rio… Foi muito pesado, mas não pensamos em parar, a perspectiva de voltar a gravar me ajudou muito a não ficar maluco na quarentena“, conta Nunes.

Após a pandemia, a banda retomou o processo de gravação com as músicas que tinham produzido até então. Mas a saga não tinha acabado: “Na reta finalíssima tivemos outro atraso por conta das enchentes no Rio Grande do Sul. Mas o disco está aí, finalmente vendo a luz do dia, e soando como queríamos“, conclue Alessandra.

“Broken Bones” tem 11 músicas e é o primeiro disco da Lautmusik como quarteto, com apenas uma guitarra. Também é o primeiro com produção do Rafael Heck e o primeiro com Pedro na bateria. Das 11 músicas, a tradição de ter sempre uma faixa em alemão (“Luftkuss” fecha o disco) se mantém, todas escritas por Alessandra.

Apesar da saga e das mudanças na estrutura, é provável que “Broken Bones” agrade aos fãs dos dois primeiros discos. “Conscientemente, queremos fazer coisas diferentes sempre. Acho que temos um som bem característico, que nos identifica e que não é muito fácil de catalogar ou inserir em um movimento ou gênero, mas a ideia é que os discos sejam sempre diferentes uns dos outros. Mesmo dentro de um disco, a ideia é ter faixas diferentes entre si, experimentar e não repetir fórmulas“, explica Alessandra.

“Broken Bones” sairá apenas no formato digital via midsummer madness em parceria com banda, no dia 16 de Agosto de 2024. A Lautmusik fará um show dia 25 de Agosto na tradicional Ocidente em Porto Alegre.

Ouça na página da banda no mmrecords

Ouça, baixe e compre no Bandcamp

Spotify
Deezer
Apple Music
Amazon Music
Tidal

Foto: Rochele Zandavalli

©midsummer madness 1997-2024