random songs

\ZINE\

Os Gambitos lançam mais um single; lado B traz The Cure

Os-Gambitos-still-clipe-7x1-1_web
Meiembipe
é um dos nomes mais antigos de Florianópolis. Da Ilha de Santa Catarina, pra ser mais exato. Era chamada assim pelos índios Carijó; significa “lugar acima do rio”. É também uma música bem antiga; segundo Fábio Bianchinia melodia dos versos e do refrão existe desde os anos 90, já tinha pensado em várias letras e vários formatos diferentes; nunca tinha me acertado muito com nenhum” .

Mas a “Meiembipe” finalmente nasceu com Os Gambitos. Bianchini chamou o Chico (não o Buarque, o da banda Mandale Mecha) para tocar baixo e ele também gravou um sintetizador na faixa. A Emilia, parceira do Chico na banda Os Desterros, que já havia participado do single anterior “A Praça” e a Anna, que canta em “Cada Dia Mar Grosso e Agressivo”, também ajudaram a gravar.

Na verdade, mesmo depois de gravada, precisou de uma maturada, de uma descansada na cabeça pra acertar a montagem e a mixagem. Falando assim, sei que parece uma música super complexa, mas nem é o caso, é só que teve lá seu processo“, explica Bianchini.

No lado B (existe lado em single digital?) sai a versão d’ Os Gambitos para “Closedown”,  originalmente lançado em 2019 no tributo ao “Disintegration”, do Cure, organizado pelo The Blog That Celebrates Itself. Mas por que só agora? “Não sei bem o motivo, mas me pareceu que cabia no mesmo single de ‘Meiembipe’ apesar de em vários sentidos ser oposta“.

A versão foi gravada pela formação mais frequente dos Gambitos (Fabio, Cabeza, Cudo e Xando) mas com alguns convidados especiais: o Dão (Obtuso), a Jessica (Ghost Bitch e Cigar Kills) e a Mari (La Leuca). “É claro que cover facilita ver as coisas com mais objetividade e a versão nem é tão diferente assim da original. Então foi bem simples, com bastante ‘ah, entra ali, toca alguma coisa e a gente vê como fica’ ”.

O clipe completa uma trilogia do isolamento, junto com os de “Uma Palavra em 7a1emão” e “Cada Dia Mar Grosso e Agressivo”.

Ouça e baixe na página da banda
Spotify
Deezer
Apple Music

Postado 18/01/2021 às 11:50