random songs

\BANDAS\

Moon Pics

0013306292_10

Moon Pics é Adriano Caiado, 23 (em 2019), natural de Brasília, onde vive até hoje. Antes ele tinha um projeto chamado Corvalis onde gravava sozinho no quarto. O Corvalis ainda existe mas virou um espaço para experimentos sonoros. Quando Adriano começou a escrever músicas em Inglês, ele criou o Moon Pics, inspirado pelo álbum “Moon Pix” da Cat Power.

Foram 2 lançamentos, “Motion (EP)” em Agosto 2018 e “Number One / What if” em Outubro 2018, ambos pela curitibana Low/Slow Records. Em Abril de 2019, Adriano se juntou a Luiz Spíndola para lançar seu 3º single, desta vez um split com o projeto aliendawg., de Luiz.

Gravando cada um em seu quarto, eles trocaram as duas canções entre si e resolveram lançar juntos. A troca de arquivos, com instrumentos sendo acrescentados a cada ida e vinda, foram finalizadas com baixo e guitarras regravadas no apartamento de Luiz, vozes gravados no quarto de Adriano. Bedroom pop na sua forma mais pura.

O split single foi muito bem recebido por blogs gringos especializados: o Shoegaze blog chamou de “joia da semana” dizendo que “são músicas muito bonitas, dotadas de um charme discreto e melancólico.. O Destroy/Exist pontuou que são duas bandas brilhantes e que ainda tem muito a oferecer.

Depois do lançamento do split de “Give In”,  Adriano juntou amigos e fez alguns shows em Brasília. Até agora foram 6 shows, um deles na edição 2019 do Festival Picnik. Nos shows, Luiz Spíndola da aliendawg. toca 2ª guitarra, o Clayton Borges do Palma Dulce toca teclado, o Rafael Ribeiro (bateria) e Matheus Luan (baixo). Adriano toca guitarra e canta.

moon_pics_live

foto por Ana Calaça

A principal diferença entre o quarto e o palco é que “é que no momento da gravação eu tenho muito mais controle sobre a sonoridade da música. Ao vivo esse controle é muito menor. Mas ao vivo, a música é trazida à vida bem na nossa frente, e toda performance com a banda é única”, compara Adriano.

Em Novembro de 2019, Adriano lançou mais duas músicas: “Fall” e “Like Rain”, ambas gravadas em seu quarto, como todas anteriores. A masterização deste single duplo ficou à cargo do amigo de sempre Luiz, do aliendawg..

“Fall / Like Rain” está saindo apenas em formato digital. “Gosto da facilidade e rapidez do digital em comparação ao meio físico. Apesar disso, sempre tive vontade de lançar algo no formato físico, principalmente para vender nos shows. Eu não compro produtos físicos de bandas internacionais pois não sinto necessidade. Mas dos músicos daqui de brasília ou de bandas brasileiras eu compro”.

Nos dois lançamentos recentes, Adriano preparou vídeos para os singles. Em ambos, imagens antigas de filmes gastos, feitos em celulóide. “Eles me lembram a asperidade da produção lo-fi nas músicas da Moon Pics. Também procuro filmes onde o autor tenta fazer com que o espectador se perca, da mesma forma que tento fazer com as minhas músicas”.

Ouça no Bandcamp
Spotify
Deezer