random songs

\ZINE\

Gambitos alerta: é proibido ser feliz em SC

capa-gambitos-feliz-sc-square_web

Fábio Bianchini tem seu projeto “solo” para músicas urgentes chamado Os Gambitos. De 2009 até 2019, Os Gambitos já lançaram 2 EPs e 5 singles, o mais recente saiu hoje, 06/12: “É Proibido Ser Feliz em Santa Catarina”. Com mais uma letra em português, Bianchini se juntou a Jessica Gonçalves (guitarra), Marcio Bicaco (vibrafone) e Xando Passold (bateria) para gravar um protesto quase twee sobre a impossibilidade de ser feliz no lugar onde eles moram.

Foi assim, explica Bianchini, “uma amiga minha ficou puta e tuitou ‘alguém devia fazer uma música chamada É Proibido Ser Feliz em Santa Catarina’. Isso porque tem uma área no centro de Florianópolis que tava abandonadaça há uns 10 anos. Aì começaram, devagarzinho, a abrir uns bares. Em fevereiro (antes do carnaval de 2019) teve um evento aberto com show do Francisco El Hombre. Deu gente PRA CARALHO e quando escureceu a PM chegou tocando o terror pra dispersar, cassaram o alvará de funcionamento de um dos bares, o Taliesyn. Algumas semanas depois, começou a encher cada vez mais e polícia estabeleceu toque de recolher meia noite. Na primeira vez que mandaram fechar tudo, essa minha amiga tuitou e eu me comprometi a fazer a música”.

A coincidência trágica disso tudo é que a rua começou a ficar ainda mais movimentada porque fecharam um baile funk dias antes e daí a galera começou a ir pra região da Rua Victor Meirelles. Como a maior concentração é na frente de um bar chamado o Madalena e rendeu até música:

Como relata Bianchini, era “o clássico galera na rua com isopor, caixa JBL tocando funk, aí já junta vendedor ambulante, etc, etc“. E dai é óbvio que toda a operação policial traz consigo um componente racista e higienista, similar ao que acabou de acontecer em Paraisópolis.

A música, gravada por Jean Gengnagel, Joel Rosa da Luz e Cicero Bordignon no Estúdio Urbano em Florianópolis, teve o auxílio luxuoso do Coral dos Duendes da Victor (em referência à rua) formado por Fernando, Jessica (das bandas Ghost Bitch e Cigar Kills), mais o João, o Antõnio e o Duds (do Exclusive os Cabides, banda mais legal do momento em Floripa).  “É Proibido Ser Feliz em Santa Catarina” é também o primeiro single do álbum “Ilha de Pathos”, estreia d’Os Gambitos que deve ficar pronto ainda no 1º semestre de 2020.

Bianchini escreveu sobre o álbum:
Pois então, tamos gravando. Nove faixas novas mais uma cover do The Cure. Percebi que tinha uma afinidade temática ligada à minha relação com Florianópolis. Quase escolhi ‘Meiembipe’ pro título porque era como os índios chamavam a ilha. O problema é que aqui todo mundo vai lembrar do motel que tinha esse nome. Dai me lembrei que outro dos nomes antigos daqui era Ilha dos Patos. E, do nada, as letras novas são todas em português.

Ouça, baixe ou compre no Bandcamp
Deezer
Spotify
Apple

Postado 06/12/2019 às 8:50