random songs

\BANDAS\

Estación Experimental

 

estacionexperimental

O que mais se diz do Estación Experimental é que eles são uma das bandas anônimas mais conhecidas da cena alternativa argentina. Muito se ouve falar deles, mas pouco se ouve sua música. Para diminuir o déficit, resolvemos (re)lançar todo catálogo da banda.

A banda se formou em 1997 em San Miguel de Tucumán, norte da Argentina, com o vocalista e letrista Jorge Piñero, seu irmão, o baterista Marcelo Piñero e o guitarrista Sergio Ruiz. Somente sete anos depois, em 2004, com a saída de Ruiz e várias mudanças de formação que o EE gravou suas primeiras cinco músicas.

Jorge manteve a banda em absoluto anonimato até divulgar as músicas em abril de 2010, com o lançamento de EEEP pela gravadora da cidade de La Plata, Laptra. Depois do lançamento, o EE conseguiu relativo destaque na cena alternativa argentina, junto com El Mato un Policia Motorizado, Los Alamos, Turf, Babasonicos, 107 Faunos, Coiffeur, e também ajudando a divulgar bandas de Tucumán como Patricio Garcia, Monoambiente, Animal Friendly e Empleado del mes.

Nada aconteceu. Mas não importa. Como escreveu um jornalista de Tucumán, “Da mesma maneira que ninguém se pergunta porque respira, a banda não se pergunta porque faz música.” Influenciados pelo pós-punk e pelo noise britânico dos anos 90 mas principalmente pelo formato das canções pop, a banda lançou “La B Nacional” em 2013, um disco totalmente gravado em Tucumán, no Estudio Rojo com produção de Alejandro Rodríguez. Foi lançado somente no bandcamp da banda.

Vídeo para a música “Sin Dinero”, do disco anterior ao EEEP:

Imagem de Amostra do You Tube

EE ao vivo para o jornal La Gaceta – “No Debo”:

Imagem de Amostra do You Tube