random songs

\ZINE\

Carnaval já começou pr’Os Gambitos: novo single

capa-PRACA-web
Sai hoje o 2º single do álbum “Ilha de Pathos”, estreia d’Os Gambitos que deve ficar pronto ainda no 1º semestre de 2020. “Praça” é explicada por um texto do jornalista carioca Márvio do Anjos, ex-vocalista da banda Cabaret.

Praça dos Gambitos cristaliza possibilidades de Carnaval

É com um riff debochado de guitarra, uma batida de bossa nova e uma deliciosa participação vocal de Emilia Carmona que o projeto rock mais veraneiro de toda Desterro saúda o Carnaval.

Se o matrimônio da abrasiva formação guitarra/baixo/bateria com a folia não é novidade, seria má vontade dizer que se trata de mera repetição. Não há nada mais rock’n’roll que o Carnaval, se suas referências forem espíritos libertários, os corpos suados saudando o céu, a celebração da existência e as cores de festivais memoráveis, como Woodstock e Abril pro Rock. É no verão que as vontades de tatuagem afloram. É no verão que somos mais dançantes, e o rock nasce, lembre-se, dos corpos pedindo espaço.

Nesta “Praça”, a voz malandra e vulnerável de Fábio Bianchini trava um encontro fortuito com a de Emília, em que as possibilidades se cristalizam em versos refrescantes como “Eu te confundo com a folia/tu me confunde com amor”. Em meio à negociação e à fantasia, é sempre bonito ver e ouvir o rock pondo o pé no mundo real, situando-se nas paisagens da cidade, mesmo que os paralelepípedos da Catedral de Floripa se escondam sob o asfalto recém instalado e a Praça XV se vista de tapumes.

A doçura do arranjo está em ser uma bossa rock com vocação de marchinha lo-fi no refrão, pontuadas pelas microfonias que estão na medula dos Gambitos. Ao fim, mais vozes se juntam ao casal, como um bloco pirata subitamente lotado, ganhando e perdendo a cidade à medida que o desfile passeia sem ambição pelas ruas da memória.

por Márvio dos Anjos

Ouça, compre ou baixe “Praça no Bandcamp
Spotify
Deezer
Apple Music

Postado 17/01/2020 às 12:28