random songs

\BANDAS\

A Página do Relâmpago Elétrico

apre_facebook_por-dairo-ramon

Caio Otero ainda fazia parte do trio carioca Colombia Coffee em 2011 quando começou a compor coisas que ele achava que não combinavam com banda. A Colombia Coffee chegou a assinar com a gravadora Deck, lançou um compacto em vinil com 2 músicas e iniciou shows e promoção do compacto mas não gravou um álbum completo. Com isso, músicas se acumulavam…

Caio escrevia letras e compunha arranjos (gravados no celular) que não se encaixavam. Até que 2 músicas (UNO93 e Hipertensões) tomaram forma e ele começou a ensaiar com o amigo Pedro Millecco. Dai veio a mudança para Bogotá. A Colômbia Coffee acabou em 2012 e, na Colômbia (ironia fina), Caio criou A Página do Relâmpago Elétrico.

Inspirado no título do álbum de Beto Guedes de 1977, A Página do Relâmpago Elétrico é basicamente Caio mas se apresenta com ele na guitarra, voz e produção; e o baterista colombiano Camilo Andrés quando faz shows na Colômbia. Distante da terra natal, Caio confessa que nunca quis que APRE fosse um projeto solitário. “Tenho uma formação no Brasil e outra na Colombia, o único membro fixo sou eu, mas de todas as formas o Camilo é mega importante porque sem ele, eu não tinha feito nada disso”, explica Caio, “é importante também que o Gabriel (primo e integrante do Tom Gangue), o Felipe e o Luiz (do Gorduratrans) tenham aceitado tocar comigo nestas apresentações que fiz no Rio e SP“.

Camilo e Caio se conheceram nos primeiros dias deste em Bogotá, depois de um show da banda argentina El Mató a un Policia Motorizado (“Sou muito fã”, declara Caio): no dia seguinte, pela página do evento no Facebook, Camilo postou o setlist do show e Caio começou a conversar com ele.

Camilo toca guitarra e canta num banda local chamada Appletree. A amizade ajudou Caio a ajeitar letras com arranjos e assim começaram a gravar no estúdio caseiro que Caio montou em sua casa. O único registro até agora começou a ser gravado em 2014 e foi lançado em maio de 2016. Se chama “Maus Meses”, gravado e masterizado no Casco Lunar, em Bogotá.

Com 9 músicas, a primeira delas composta lá no começo do texto, em 2011, traz também algumas parcerias. “Sozinho/Parado” tem o guitarrista Rogério da Costa, de Campo Grande (RJ), que toca na banda Joana de Barro, e gravou uns “solos virtuosos” (“virtuosos do bem”, explica Caio). A outra participação é de José Alejandro, guitarrista de Bogotá, da banda Los Sids. “Um dia ele veio aqui em casa, pedi pra ele inventar na hora riffs de duas musicas, ‘UNO93′ e “Pra não parar’, e ficaram ótimos“, relembra Caio.

Bem integrado ao que ele relata como uma “estruturada” cena bogotana, Caio se incomoda com o pequeno intercâmbio entre as bandas brasileiras e o restante da América Latina: “O que mais atrapalha é o idioma. No Brasil, a mídia não tentou forçar uma entrada de outros sons latinos, por isso a galera não conhece. Por exemplo, aqui na Colômbia se escuta música de todos os países que falam espanhol mas no Brasil não existe intercâmbio musical nem com Portugal!”

Gorduratrans, Tom Gangue, El Toro Fuerte, Fernando Motta, DEF, Fabio de Carvalho, Ventre,  Jonathan Tadeu, lupe de lupe, Eliminadorzinho, Quasar, Joana de Barro, e vários outros são a turma onde se encaixa A Página do Relâmpago Elétrico. “Gabriel Otero e o Daniel (ambos da Tom Gangue) são quase primos porque pertencemos a um grupo de famílias que sempre estiveram juntas. Gosto muito da banda e sempre ajudo com a parte gráfica (Caio fez as capas dos EPs do Tom Gangue). No início, fui eu quem adaptou o nome da banda de Tom e sua Gangue para o que é hoje, porque era muito feio.(rs)“.

Esse pessoal tem como referência a finada Bichano Records e também a Cosmoplano Records, um selo da Baixada Fluminense, da Deborah que tocava no Colombia Coffee e atualmente no DEF. “Já tenho familiaridade com o espaço do selo pois a casa onde fica o QG da Cosmoplano foi onde a gente sempre ensaiou e fazia jams”.

“Maus Meses” foi lançado nos formato digital em maio de 2016 e agora está sendo distribuído pelo midsummer madness no mesmo formato.

A música que abre “Maus Meses” ganhou este videoclipe experimental:
Imagem de Amostra do You Tube

O que falam a respeito:
10 Apostas para 2016 – Rock in Press (Marcos Xi)
“A Página do Relâmpago Elétrico é um duo colombo-brasileiro formado por Caio Otero (guitarra e voz) e Camilo Cárdenas (bateria e voz). Será lançado em meados de março um full álbum com 10 musicas intitulado “Maus Meses”.

MonkeyBuzz
O passar das faixas me deixou mais claro que o disco se tratava de uma boa obra onde as letras tristes eram o carro chefe e a parte instrumental entrava como um alívio, ou mesmo um fio condutor para dar vazão a esses sentimentos.