random songs

\BANDAS\

aliendawg. & moon pics

aliendawg.

aliendawg.

Pra começo de conversa, aliendawg. e Moon Pics são dois projetos diferentes.

aliendawg. (assim mesmo, letra minúscula e ponto) é Luiz Spíndola de 21 anos, de Formosa (GO), morando em Brasília; Moon Pics é Adriano Caiado, 23, nascido na capital federal.

Os dois se conheceram num skatepark em Brasília e trocaram links para conhecer os projetos um do outro: Adriano tinha o Corvalis e Luiz, o Transporte Passivo. As ideias sobre música combinaram assim como o interesse mútuo em produção DIY; eles começaram a trocar ideias.

Gravando cada um em seu quarto, Adriano e Luiz fizeram lançamentos solitários até que resolveram lançar um EP juntos. “Não me lembro exatamente“, diz Adriano, “mas a gente sempre comentou de colaborar em algumas músicas“. E Luiz complementa: “Mandei a ‘Give In’ pro Adriano porque gosto muito das melodias que ele consegue criar pros vocais“.

Depois de finalizada, eles perceberam que a parceria havia funcionado e resolveram gravar mais uma, “Paper Heart”, uma música de Adriano que estava guardada há um tempo. A troca de arquivos, com instrumentos sendo acrescentados a cada ida e vinda, foram finalizadas com baixo e guitarras regravadas no apartamento de Luiz, vozes gravados no quarto de Adriano.

Tudo foi registrado usando Ableton e Logic, um microfone Behringer, uma cópia de Fender Stratocaster – tudo direto num amplificador Vox Pathfinder 15r como pré-amplificador e timbres finais gerados via software; a percussão saiu de uma bateria eletrônica. Bedroom pop na sua forma mais pura.

Moon Pics

Moon Pics

Música produzida em quartos. Mas o que se ouve nestes cômodos? Adriano cita várias bandas de Brasília: “Curto demais a Oxy por divulgar a cena dreampop/shoegaze daqui; também Palma Dulce, Triplepsia, O Cientista Perdido, Meu Amigo Tigre e Oh Great. De outros estados, duas bandas que gosto bastante são a Terraplana e a Olympia Tennis Club“. Luiz emenda com Frabin, Home e Hawthorne GH.

De fora, Adriano menciona os álbuns “Cover the Windows and the Walls” do Grouper e o “Disintegration Loops” do William Basinski como verdadeiros vícios dos últimos meses.  “Além de My Bloody Valentine e The Radio Dept., principalmente pelas melodias e harmonias são algumas das minhas bandas favoritas“. Luiz anda ouvindo muito Radiohead, Dot Hacker e Gorillaz, além de descobertas recentes como Preoccupations e Omni.

Planos? Adriano: “No futuro acho que é possível lançarmos mais coisas juntos. Atualmente eu gravo todos os dias e tenho acumulado muita coisa ao longo destes últimos meses pela Moon Pics. O Luiz geralmente me ajuda neste processo. Enquanto isso, planejo testar estas novas músicas tocando um pouco mais ao vivo”.

Luiz segue o flow. “Não tenho nada planejado pro aliendawg. esse semestre. Acho que vou me concentrar mais em outras coisas como tocar ao vivo com a Moon Pics, jogar basquete, praticar mais a guitarra e quem sabe até arrumar uma namorada“.

“Give In / Paper Heart” (mms55) é o primeiro lançamento de aliendawg. e Moon Pics pelo midsummer madness. Moon Pics já teve EPs lançados pelo finado selo curitibano Lo-Slow.

Um webvideo para “Give In” feito por uma amiga usando imagens do filme “Begone Dull Care” (1949) de Norman McLaren & Evelyn Lambart:

A capa foi do EP foi feita pela Julia Couto.

Spotify
Deezer
Apple Music


aliendawg. & Moon Pics

A joia da semana vem desse single duplo de dois projetos shoegaze brasileiros. ‘Give in e Paper Heart’ são músicas muito bonitas, dotadas de um charme discreto e melancólico que só os projetos nascidos no lo-fi têm, que são aqueles que usam poucos meios para contar todo o universo. Duas surpresas maravilhosas.
Shoegaze blogmais aqui

“a genuine bedroom pop release, introducing two auspicious, bright new minds which show that they have a lot to offer to the world of shoegaze”.
Destroy/Exist


aliendawg.

Bandcamp
Hits Perdidos
Hominis Canidae
Shoegazer Alive
Miau Miau Música
Indie Rock DJ
Serba Music Singles of the Week

Moon Pics
Bandcamp
Hits Perdidos
DGH Magazine
Miau Miau! Música
Rebobinados