random songs

\BANDAS\

A Última Peça

A Última Peça nasceu logo após o último show da Luisa mandou um beijo, em junho de 2012. Originalmente era pra ser um projeto particular do Fernando Paiva (guitarrista do Luisa mandou um beijo), mas acabou se transformando num “triálogo” com Dimitri e Alexandre Hofty. Em setembro de 2014, o “Ato I” é encenado.

img ato 1 cancao de amador

Fernando sempre memorizou suas composições por meio de repetidas execuções ao longo dos anos. Porém, com o nascimento do primeiro filho, ele parou de tocar com a Luisa e diminuiu muito o tempo que passava com o violão em casa. Com medo de esquecer as músicas, decidiu gravá-las no laptop mesmo. Ele explica: “A ideia era gravar apenas base e voz. Mas claro que não resisti e fui acrescentando outras guitarras, depois baixo, bateria programada… E aí, o que era apenas um projeto de memória foi se tornando um novo projeto musical para valer. Chamei de “A Última Peça” e convidei o Dimitri para cantar. Foi tudo gravado em casa, direto no laptop, inclusive as vozes, o violão e o bandolim“.

Das seis músicas do “Ato I”, apenas “O passo da Luisa” é do Dimitri, inspirada nas composições da Luisa mandou um beijo. “Fiz uma música sua, Fernando“, ele disse. E é a música mais pop. Segundo Fernando, o convite para Dimitri cantar tem dois motivos básicos: ele é um grande amigo e parceiro artístico e, se a Flávia Muniz cantasse ia ficar muito com cara de Luisa mandou um beijo. O Alexandre Hofty entrou no projeto para dar uma melhorada na mixagem e fazer a masterização. “Ato I” foi gravado em casa entre junho de 2012 e dezembro de 2013, tudo no laptop, inclusive usando o microfone embutido! Era para ser bem lo-fi, mas o Alexandre deu uma melhorada e acabou ajudando também na programação e timbragem das baterias.

img ato 1 o passo de luisa

As músicas curtas (somente “Noite Azul” ultrapassa os 3 minutos) vêm acompanhadas por fotos tiradas com o celular. Nenhuma delas foi feita especificamente para as músicas – à exceção de “Amor de bandolim”. Fernando explica: “Adotamos na Última Peça o seguinte conceito de produção: use o que você tem. É uma variação do “faça você mesmo” punk. O que tenho que possa usar como ilustração? Fotos do Instagram? Então vamos lá. O que tenho para gravar as músicas? Um laptop com Garage Band? Beleza. E por aí vai. A Última Peça é um projeto para nos dar prazer, não para nos estressar. Depois dos 35 anos, com dois filhos, mais do que nunca, quero arte para o meu prazer“, conclui.

“Ato I” conta com o trumpete de Daniel Paiva (Luisa mandou um beijo, Orquestra Voadora, Fanfarra Paradiso) na música “Amor de Bandolim”.

Outras conexões d’ A Última Peça:
Fernando Paiva – Luisa mandou um beijo, (livro) Somente a Verdade, (livro) Salvem os Monstros
Dimitri BR – Diahum, VDP
Alexandre – Diahum