Midsummer Madness


Cigarettes

colares1.jpgJá se vão quase 10 anos no passado quando o Cigarettes lançou seu 1º CD, “Bingo”, pelo midsummer madness. Naqueles anos de estabilização do Real (R$), quando a internet era uma novidade para a imensa maioria da população e ainda se vendiam fitas-demo, Cigarettes era um alienígena no mercado independente. Mas mesmo assim, as letras confessionais de Marcelo Colares e o instrumental indie-rock acertaram em cheio um público acostumado a ouvir apenas bandas gringas. E fomos felizes por 2 ou 3 anos enquanto o Cigarettes seguia lutando para fazer shows.

The Cigarettes existe desde 1994 quando Marcelo Colares saiu de sua cidade natal, Itaperuna (no interior do estado do RJ) para estudar na capital. Trouxe na mochila uma fita-cassete intitulada Foolish Things and Blah Blah Blah gravada em casa, com guitarra e bateria eletrônica. No Rio de Janeiro, esta fita caiu na mão de bandas locais que ajudaram Colares a gravar uma nova fita-demo – Felícia – e a dar alguns shows. Nesta fita estava “Lips 2”, aquela do “I really wanna kiss you one more time”. Os shows e as músicas fizeram com que o midsummer madness transformasse as 2 fitas acima em seu 2º lançamento, a mm04 (antes do Cigarettes, sairam 2 coletâneas encartadas nos zines e a demo das Drivellers) e vendesse mais de 300 fitinhas.

Em 1995, Marcelo grava uma segunda fita, Brazils’ Sad Samba, com ajuda de sua banda na época: Wilson Power na bateria e Tito no baixo (hoje ambos são conhecidos DJs da noite carioca). Esta era a fita mm20, com 8 músicas e, que apesar de forte concorrência entre as outras demos já lançadas pelo mm, também se tornou um fulminante best-seller.

Achamos que era hora do primeiro disco. E depois de muita furada, tropeços e noites em claro, Colares chegou com o mmcd01 - Bingo. Fez tudo sozinho, a gente só prensou e distribuiu.

Bingo foi gravado em 1996 no recém montado estúdio Freezer, comandado por Gustavo e Dodô, ambos da Pelvs. Das 16 músicas, 11 são regravações de músicas das fitas e 5 são inéditas. Entre as inéditas estão “Blues” - que conta com a participação do então guitarrista do Stellar e ex-Second Come Fábio Leopoldino; e “Gap” - onde Helena, vocalista do A Lydie, recita um poema em francês. A capa também foi feita por Fábio. O disco recebeu boas críticas e rendeu à banda a participação em festivais no Rio (Expo Alternative), em São Paulo (Screamadelica) e em Salvador (Boombahia).

cigar3.jpg

Em 1999 foi lançada outra fita-cassete (também lançado em CDr) com lados B e sobras de estúdio das 2 fitas anteriores e do Bingo: Ashtray 94-98: lighters, oddities and aluminium. São 18 músicas e trechos de músicas, remixagens e experimentos em português. Este lançamento mm34 também teve distribuição na Argentina pelo selo 72.

Mais ou menos em 2000 ou 2001, Colares largou o trabalho num jornal carioca para poder se dedicar a uma possível turnê européia que, aos 45 minutos do segundo tempo acabou não acontecendo. Sem trabalho, sem grana, sem banda e sem Europa, Colares voltou para Itaperuna. Em suas andanças, gravou demos caseiras em São Paulo que poucas pessoas ouviram, fez clipes que nenhuma TV jamais exibiu, fez uma cameo num filme inspirado em “Alta Fidelidade” e quase não fez shows. Saiu oficialmente do midsummer madness.

De volta a Itaperuna, num estúdio local, começou a gravar novas músicas. O segundo LP intitulado All is Well ficou pronto em 2004, mas é claro, não poderia ser fácil. A capa que deveria ser feita pelo mesmo amigo que fez a capa de Bingo não saiu. A Slag, nova gravadora do Cigarettes, conseguiu prensar o disco apenas no 2º semestre de 2005. E mesmo assim, Colares insiste que tudo está bem.

Em 2007, Bingo fará 10 anos de vida e continua esgotado. Aproveite a oportunidade do site para baixá-lo de graça. Há previsão de um novo disco do Cigarettes para este ano a ser lançado pelo midsummer madness em conjunto com a Slag.

let the good times roll.


Contato


Discografia

felicia / foolish things and blah blah blah (mm04) [1994]

Faixas

Brazil's Sad Samba (mm20) [1996]

Ashtray 94/98 (mm34) [1996]

Faixas


Voce Precisa do Flash Player para visualizar esta página

Podcast